Edgar Degas, Num Café

No final deste texto conheça o trabalho de artes plásticas produzido pelos membros do Colectivo Arcaico.

Edgar Degas, Num Café
Óleo sobre tela, 92 x 68,5 cm, 1875-76


Num Café (ou, como também é conhecida, O Copo de Absinto), é uma pintura de de Edgar Degas, de 1876. Nela vemos duas figuras, uma mulher e um homem sentados a uma mesa de café. Ambos mostram-se silenciosamente isolados, não só um do outro, como também do resto do mundo. O homem dirige o seu olhar para um ponto no exterior da pintura, enquanto a mulher surge com um olhar vago, melancólico e desanimado, não olhando para nada em concreto. O isolamento de ambas as figuras do resto do mundo é reforçado pela disposição das mesas que formam uma barreira entre cada um de nós (o observador que se situa do lado de cá das mesas) e as personagens, sentadas para além da fila de mesas. Com esta composição, Degas força-nos a olhar para as figuras desanimadas, levando a que o nosso olhar seja empurrado para ambas. Apesar disso, não os olhamos de frente, mas sim de soslaio.

Esta composição lembra um instantâneo fotográfico que foi captado sem grandes preocupações, cortando até um pouco do corpo e do cachimbo do homem. Estes cortes e as assimetrias de composição são características que vamos encontrando ao longo da obra de Degas (atente-se, por exemplo, nas suas peças com bailarinas). Apesar desta semelhança com um instantâneo fotográfico, a composição de Num Café foi pensada e controlada e, a título de curiosidade, a mulher é a actriz Ellen André e o homem é Marcellin Desboutin, também ele artista.

Degas também desenvolveu trabalho na fotografia. Lembremo-nos que a fotografia mostrou importantes desenvolvimentos durante o século XIX, sendo uma importante causa para que a pintura absorvesse, a partir dela, novos pontos de vista e novas e diferentes formas de abordagem.


Origem da imagem: Musée d'Orsay

Autor do texto: Nuno Bastos


Clique aqui para saber mais sobre o Colectivo Arcaico.

Clique sobre cada nome para conhecer o trabalho de artes plásticas produzido por cada um dos membros do grupo: