Francis Bacon, Estudo do Papa Inocêncio X, segundo Velázquez

No final deste texto conheça o trabalho de artes plásticas produzido pelos membros do Colectivo Arcaico.


Francis Bacon, o autor do Estudo do Papa Inocêncio X, segundo Velázquez (de 1953), apropriou-se da figura do papa Inocêncio X, pintada por Diego Velázquez, cerca de 1650. Uma outra apropriação tem origem na expressão do rosto de uma mulher que surge no filme O Couraçado de Potempkin, de Sergei Eisenstein (ver imagens abaixo).

Francis Bacon, Estudo do Papa Inocêncio X, segundo Velázquez
Óleo sobre tela, 153,4 cm x 119,4 cm, 1953


Diego Velázquez, Papa Inocêncio X


Imagem do filme de Sergei Eisenstein, O Couraçado de Potempkim


A pintura de Velázquez fascinou Bacon durante vários anos, ao longo dos quais executou mais de quarenta versões do papa de Velázquez. No filme mudo de Eisenstein, a mulher é atingida por um tiro, o que dá origem à expressão que foi posteriormente aproveitada por Francis Bacon.

O papa Inocêncio X surge nesta pintura como que encerrado num espaço. Ele senta-se num trono que está encerrado num lugar que lembra um ringue de boxe, um cenário que surge em várias outras pinturas de Bacon. Este papa senta-se no trono com os punhos cerrados, aprisionado num espaço algo etéreo.

O papa é, por natureza, uma figura de autoridade mas quando olhamos para esta pintura de Francis Bacon percebemos que o conceito de autoridade está transformado. Este papa grita num tempo que parece congelado. Ele está como que paralisado num sufoco de tensão angustiante e o seu trono (ou, por outras palavras, o estatuto de autoridade papal) foi como que transformado num instrumento de tortura. O papa mostra angústia e a pintura é, em si, perturbadora.


Origem das imagens
Francis Bacon, Estudo do Papa Inocêncio X, segundo Velázquez: Des Moines Art Center
Diego Velázquez, Papa Inocêncio X: Palazzo Doria Pamphilj
Sergei Eisenstein, O Couraçado de Potempkim: Wikipedia


Autor do texto: Nuno Bastos


Clique aqui para saber mais sobre o Colectivo Arcaico.

Clique sobre cada nome para conhecer o trabalho de artes plásticas produzido por cada um dos membros do grupo:

Ariadne Castro
Nuno Bastos
Sam Expert