O Ónix

No final deste texto conheça as jóias com pedras semi-preciosas produzidas pelos membros do Colectivo Arcaico.


O ónix é a pedra de protecção por excelência e é essa a sua faceta mais conhecida. Ao longo da História, tem sido usado contra malefícios de toda a espécie, porém, este é um cristal com muitas outras aplicações.


O ónix é uma forma de quartzo, habitualmente negro, podendo ou não ter algumas faixas brancas ou cremes. Como foi dito, esta é uma das melhores pedras de protecção, devido à capacidade que tem de absorver as energias densas. O poder deste "pára-raios" é tal que, por vezes, chega a estalar ou mesmo a partir devido a uma descarga particularmente forte.

A energia do ónix é centrada nas profundezas da Terra e encerra as características típicas deste Elemento. Ao nível físico, influencia directamente as estruturas sólidas do corpo - ossos, dentes, unhas e cabelos. É uma pedra que nos coloca "os pés no chão", esfriando paixões, estimulando a determinação e o sentido prático. Em cristaloterapia é usado para equilibrar o Yin-Yang, precisamente por ter esta capacidade de harmonizar extremos. Pela mesma razão, foi também muito utilizado como "pedra da castidade" por clérigos e viúvas.

Seguem-se algumas aplicações:

- Fortalece os ossos, os dentes, as unhas e o cabelo.
- Fortalece também as articulações e a musculatura.
- Melhora a circulação sanguínea. Ao nível psicológico:
- Promove a disciplina e a concentração.
- Estimula o sentido prático.
- Combate fobias e comportamentos neuróticos.
- Ajuda a lidar com questões cármicas.

Em Magia:

- É a pedra mais utilizada como amuleto de protecção contra mau-olhado, inveja, feitiços e negatividade de todos os tipos.
- Pode ser usada para ganhos financeiros, uma vez que promove a ligação a objectivos materiais e a determinação para os alcançar.
- O ónix é associado a Saturno, Senhor do Karma, podendo ser um meio para lidar com o crescimento (por vezes doloroso) da alma e com todas aquelas coisas que temos de abandonar para evoluirmos.

O ónix também tem algumas contra-indicações, nomeadamente:

- Não deve ser usado em gargantilhas ou colares muito curtos, pois pode interferir com o chakra da garganta.
- Não deve ser usado por pessoas que precisem de desenvolver inteligência emocional e empatia.
- Não deve ser usado durante o sono.


Autora do texto: Ariadne Castro


Clique aqui para saber mais sobre o Colectivo Arcaico.

Clique sobre cada nome para conhecer as jóias com pedras semi-preciosas produzidas por cada um dos membros do grupo: